domingo, 21 de Setembro de 2008

Marco - Dos Apeninos aos Andes


Este Anime clássico de 52 episódios estreou em Portugal a 22 de Maio de 1977. Foi produzido pelos estudios Nippon Animation em 1976, e emocionou crianças por todo mundo. A história de Marco é uma adaptação de um conto do Livro "Cuore" do autor italiano Edmond de Amicis, um dos mais populares textos da literatura italiana para as crianças, juntamente com o Pinóquio de Carlo Collodi.

Edmond de Amicis(1846-1908) foi um escritor e Jornalista italiano que nasceu em Oneglia e morreu em Bordighera. Patriota Apaixonado, depois do Liceu matriculou-se na escola militar em Modena, decidindo mais tarde dedicar-se à literatura e ao jornalismo.
A fama de Amicis está ligada ao título "Cuore". Coração(Cuore) foi escrito em 1886 e publicado em 1888. Esta obra está construida como um diário escolar no qual Eurico, um rapaz Turinense do terceiro ano anota os principais acontecimentos do ano entrecalando-se com as cartas dos seus pais e certos contos mensais, alguns dos quais se tornaram famosos, "O pequeno sentinela Lombardo", "Dos Apeninos aos Andes". A história de Marco encontra-se no livro no capitulo do mês de Maio. O livro Coração foi um grande sucesso, tanto que em poucos meses ultrapassou as quarenta edições e houve traduções em dezenas de idiomas. O livro foi bem apreciado porque era rico em idéias morais e mitos em torno do Risorgimento italiano. Foi criticado pelos católicos pela ausência de tradições religiosas ( nem sequer festejam o Natal), espelho da aceada disputa entre a Itália e o Papa Piu IX. A vida das crianças nas escolas e Ugo Furio foram as inspirações de Edmondo De Amicis para escrever o seu romance mais famoso.


História

Marco Rocci é um menino pobre Genovês que vive feliz com a sua família, a Mãe Ana, o Pai Pedro, e o irmão mais velho Paulo(António na primeira dobragem) e o seu macaquinho Dómino(Amélio na primeira dobragem). A falta de dinheiro faz com que a mãe do Marco vá para a Argentina trabalhar. Durante algum tempo a Mãe mantinha contacto com a sua família mas, de repente deixou de fazê-lo e tanto como Marco, o seu pai e o irmão mais velho sentiam-se profundamente preocupados.
Marco, oprimido por uma terrivel tristeza e sentindo que lhe era impossível resignar-se com a sua ausênsia, um belo dia, decidiu ir à procura da sua mãe à Argentina. Apesar do Pai não concordar Marco pouco a pouco acaba por convencê-lo, assim Marco parte no barco Folgore para a Argentina. Apartir daí Marco terá muitas aventuras até encontrar a sua Mãe.

Genérico(Primeira Dobragem)


Letra
É num porto italiano
mesmo ao pé das montanhas
que vive o nosso amigo Marco
numa humilde casinha.
Ele acorda muito cedo
para ajudar a sua querida mamã.

Mas um dia a tristeza
chega ao seu coração.
A mamã tem que partir
cruzando o mar p'ro outro país.

Vais-te embora mamã!?
Não me deixes aqui.
Adeus mamã.
Pensaremos em ti.
E tu vais recordar
como eu gosto de ti.

Se não voltas eu irei
à procura em toda a parte;
não importa se for longe,
hei-de encontrar-te.

Personagens

Marco

Voz-Fernanda Figueiredo-Ana Madureira

Ana(Mãe do Marco)

Voz-Teresa Madruga

Pedro

Voz-José Gomes

António/Paulo

Voz-António Feio

Amélio/Dominó



*Dobragem antiga

Tema "Mar" da dobragem portuguesa dos anos 70


Se alguém souber mais alguma coisa sobre a dobragem antiga por favor deixe comentário ou mande mail desenho-animado@hotmail.com.


Produtos da Série

Duas Cadernetas com a história do Marco



Bonecos PVC


A revista "O Crac" que conta as diversas aventuras do Marco. Era vendida em fascículos.


Jogo


O single oficial e o LP com as músicas da série. A movieplay podia editar o lp em cd! O que acham?




Nos anos 90 foram editadas algumas cassetes vhs com uma nova dobragem dirigida pelo actor António Feio.
Aqui fica o anúncio da edição da Prisvideo.


Genérico alemão incluido nesta dobragem


Excerto do 1º episódio "A despedida"(Dobragem anos 90)


Com a era do dvd tanto a Prisvideo como a RBA reeditaram tudo em dvd mas infelizmente nem uma nem outra tem a série inteira de 52 episódios. 35 a RBA e 39 a Prisvideo. Além disso é de referir a lata da Prisvideo de escrever no pack que se encontra à venda "a série completa". Mas a pesar de tudo... temos de agradecer à Prisvideo por editar alguma coisa de séries antigas em dvd. A RBA editou 35 episódios do Marco juntamente com 35 da Heidi.


Comentário
Só tive opotunidade de ver esta série quando saiu em dvd. Gostei bastante de assistir apesar de ser bastante angustiante a procura do Marco pela mãe com todas aquelas peripécias pelo meio.
Tenho muita pena que as versões existentes em dvd não tenham a série completa. Faltam vários episódios pelo meio o que numa série com acção continua faz com que se perca o sentido da história.

comentem!!

13 comentários:

El Contador disse...

É impressionante a dedicação com que fazes isto. um trabalho de louvar, espero bem que o blog tenho o reconheçimento que merece e que dure por muito e muito tempo =)

Kris disse...

Olá, Boa Tarde!
Espectáculo!!!!!!!!!
Na passada semana, cantei esta canção e o meu companheiro teve algumas dúvidas em relação á letra, mas.. achou k estaria bem.
Agora poderei "provar-lhe" k EU tinha razão.
MTO, mas MTO obrigado por este maravilhoso mundo do meu tempo.
Bjcas

Paula Mendonça disse...

Fantástico.
Tenho um blog de músicas, para quem quiser dar uma espreitadela, também dos anos 80/90.
É óptimo voltar a sentir aquelas sensações de segurança da nossa infância. Recordar o tempo em que tinha a minha mãe comigo...Obrigada

Clara disse...

Falta-te Rui o pequeno Cid

antonio disse...

alguem se lembra de uns desenhos animados penso que da decada de 80 que era de um miudo em que um duende o transformou em anao e andava num dorso de um ganso pelo mundo fora

Rui Sousa disse...

Eu tinha umas VHS desta série. Para mim, tudo o que seja dobragem dirigida pelo António Feio, é boa. E esta não é excepção. Gostei muito da dobragem!

dilau disse...

poxa,achei muito legal seu blog, tem uma musica que minha mae canta desde que eu era um bebê, e esta no seu blog...
parabens beijos

Fernanda Nuñez disse...

Nossa,me emocionei ao ouvir a musiquinha pois minha mae cantava ela pra mim e meu irmao quando eramos pequenos,cresci ouvindo-a mas nunca havia visto o desenho.Minha mae assistia em sua infância,Hoje estou distante dela e moro com meu pai,sinto muitas saudades e lembrei muito dela a ouvir a musica. Parabens pelo trabalho,não deixem que Marco seja esquecido!!!

Anónimo disse...

Parabens pelo blogue!

António : o menino se chama Nils Holgersson.

Anónimo disse...

Quando criança assistia e guardei um pedaço da música, na versão Português do SBT: Mas um dia a tristeza, chega até seu coração...Não existe mais beleza, mamãe tem que partir.
Não vai embora mamãe, não se afaste de mim. Mas por favor eu nem quero pensar, não te esqueças mamãe, aqui é o seu lugar...( o final não me recordo bem)

Anónimo disse...

Por favor poderia repostar a versão "*Dobragem antiga

Tema "Mar" da dobragem portuguesa dos anos 70"

É pq no youtube foi apagado :(

Adoro o vosso blog és muito nostalgico!

Marisa Bernardino disse...

Gostei muito da publicaçao, eu vi em cassetes nos anos 90 a historia da heidi e do marco, e tenho imensas saudades disso, infelizmente nao tenho a colecçao completa, faltam me umas 3 cassetes!

joel rasiel disse...

tinha 5 anos de idade quando assisti a esse magnifico desenho,hoje estou com 40 anos e me recordo muito bem desse desenho,pena que não fazem desenho como antigamente.