terça-feira, 11 de novembro de 2008

Fungagá da Bicharada



O "Fungagá da Bicharada" foi um programa infantil de muito sucesso criado por Júlio Isidro em 1975. Em cada programa era apresentado um animal e uma cantiga sobre o mesmo, sempre de uma forma divertida e educativa. O programa começou por ser apresentado pelo Júlio Isidro e por José Barata Moura. Mais tarte passaram pelo programa a Ana Mayer, a Cândida Branca Flôr, o Tozé Brito, o Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo entre outros.
Apesar de alguma criticas o programa teve de imediato a receptividade das crianças.
O programa terminou em 1977.



Revista


Em Outubro de 1976 foi editada uma revista do programa pela editora Editus. A publicação semanal terminou após 41 números. A revista infantil foi dirigida pelo Júlio Isidro e com produção de Carlos Graça.A administração e publicidade ficavam a cargo de Hugo Lourenço e de Artur Andrade. O arranjo gráfico era de Victor Mesquita, José Antunes, e Catherine Labey.
Entre os seus colaboradores literários contavam-se Maria Alberta Menéres, Maria João Duarte, António Torrado, Eduarda Chiote, José Jorge Letria, Júlio Isidro, Maria Isabel de Mendonça Soares, e Mário Castrim.
Alguns dos ilustradores foram Álvaro Patrício (Pat), Artur Correia, Vitor Mesquita, Fernando Correia, José Garcês, Ricardo Neto, Manuela Bacelar, Fernando Relvas, José Manuel Domingues Alves Mendes (Zé Manel), Zé Paulo, Catherine Labey, Vitor Milheirão, Pedro Massano, Nuno Arnorim, Raul Vaza, Artur Henriques, e Carlos Alberto Pinto.



Discos

Foram editados 3 lps do programa.
O primeiro disco ficou a cargo de José Barata Moura

O segundo disco tem temas de Tozé Brito/Mike Sergent e António Pinho/Nuno Rodrigues. O disco tem ainda a participação da Cândida Branca Flor.


O último disco foi gravado em Dezembro de 1976 por Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo e conta com a participação do Júlio Isidro.


Medley com temas dos 3 discos


Fungagá da Bicharada
[refrão]
É o fungágá, fungágá da bicharada
É o fungágá, fungágá da bicharada
la la la la la la la la ra la la

Vamos falar de animais e de como eles são
Do piriquito do gato e do cão
E outros mais também virão
Talvez uma girafa um macaco ou um leão
[refrão]

Vamos todos aprender como vive a bicharada
O que é um cardume e uma manada
Vamos ver não tarda nada
Quem é que afinal tem a voz bem afinada
[refrão]

Vamos tambem descobrir uns amigos bestiais
Bem diferentes dos habituais
E vamos rir até não poder mais
Com as palhaçadas dos amigos animais
[refrão]


Infelizmente não há qualquer imagem gravada do programa, pois a RTP fez o favor de apagar todos os programas.É de lamentar a forma como a RTP ao longo dos anos tratou mal tantos programas, apesar do seu sucesso. Já para não falar das dobragens deitadas fora...

Comentem por favor!!!

2 comentários:

Mandrake disse...

mt razão, já pra não falar k a rtp tem um enorme arquivo, mas com a quantidade de coisas que «matam» parece que fica mais magrinho...

Ruben, o Merdas disse...

Eu por acaso tenho o primeiro LP do fungagá. É um regabofe.