quarta-feira, 10 de março de 2010

Branca de Neve e os Sete Anões


"Branca de Neve e os Sete Anões" foi a primeira longa metragem produzida pelos estúdios Disney em 1937. A história foi adaptada do conto clássico dos irmãos Grimm. O guião foi escrito por Dorothy Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Ted Sears, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard e Webb Smith. O filme foi realizado por David Hand. Foram compostas 25 músicas por Paul J. Smith , Frank Churchill e Leigh Harline Smith, mas apenas 8 foram usadas no filme.
Esta obra prima foi pioneira na altura e tornou-se num marco na história do cinema. Walt Disney recebeu em 1938 um Óscar honorário pela filme "Branca de Neve e os Sete Anões", acompanhado por sete pequenas miniaturas do Óscar. O filme recebeu também uma nomeação para o Óscar de "Melhor Banda Sonora".

História

Num Reino distante, vive uma Rainha má e invejosa. Todos os dias, a Rainha pergunta ao seu espelho mágico, "Quem é a mais bela do reino?", até que um dia este responde que Branca de Neve é a mais bela. A Rainha fica furiosa e manda um caçador matar a princesa, mas ele não consegue mata-la e diz-lhe para fugir para a floresta.
Branca de Neve com a ajuda dos animais da floresta, encontra refugio numa casa. Depois de um dia de trabalho, os donos da casa, os sete anões, chegam e encontram a princesa a dormir. Os anões ficam fascinados com Branca de Neve e ficam amigos.
No dia seguinte, os anões vão trabalhar e Branca de Neve fica a cuidar da lida da casa. Entrando, a Rainha descobre que Branca de Neve não morreu e decide transformar-se numa velha e envenenar uma maça para oferecer a Branca de Neve. Apesar dos avisos do anões para não abrir a porta a ninguém, Branca de Neve deixa entrar a velhota e trinca a maça envenenada. A princesa cai no chão e todos pensam que está morta.
Os anões controem um caixão de vidro para velar a princesa. Até que chega o Príncipe e beija Branca de Neve. A Princesa acorda e os dois vivem felizes para sempre.

O filme estreou em Portugal a 9 de Março de 1939. Esteve nos cinemas pela ultima vez em 1992 com a dobragem brasileira de 1965, e em 1994 saiu pela primeira vez em VHS.

Dobragem Portuguesa(2001)
Direcção:Cláudia Cadima
Tradução:Eduardo Rêgo
Direcção Musical:Pedro Gonçalves
Letrista:Alda Joana
Estúdio de Dobragem:–MATINHA ESTÚDIOS SOM S.A.

Personagens

Branca de Neve

Voz:
Adriana Caselotti
Maria Alice Barreto e Cybele Freire(Canções)
Sandra de Castro

Príncipe

Voz:
Harry Stockwell
Allan Lima
Henrique Feist

Rainha

Voz:
Lucille La Verne
Lourdes Mayer
Cláudia Cadima

Bruxa

Voz:
Lucille La Verne
Estelita Bell
Cucha Carvalheiro

Mestre

Voz:
Roy Atwell
Magalhães Graça
Carlos Paulo

Feliz

Voz:
Otis Harlan
Luiz Motta
Pedro Pinheiro

Dengoso

Voz:
Scotty Mattraw
Navarro de Andrade
Manuel Cavaco

Atchim

Voz:
Billy Gilbert
Orlando Drummond
Fernando Gomes

Soneca

Voz:
Pinto Colvig
Ênio Santos
Rui Paulo

Zangado

Voz:
Pinto Colvig
Ênio Santos
Carlos Vieira de D'Almeida

Dunga



*Dobragem Original
*Dobragem Brasileira(1965)
*Dobragem Portuguesa

I'm wishing/One song

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


With a Smile and a Song

Versão Portuguesa


Heigh Ho

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


Whistle While You Work

Versão Portuguesa


Silly Song

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


Someday My Prince Will Come

Versão Portuguesa


Produtos do Filme

VHS





DVD's




Banda Sonora Portuguesa


K7 Audio(Conto)


Livros



Cadernetas de Cromos



PVC



Comentário
Este foi o primeiro filme da Disney que vi no cinema. É impressionaste, a longevidade e o sucesso que o filme continua a ter.


Comentem!!

10 comentários:

Kika disse...

Por ver agora Branca de neve (versão disney) lembrei-me de uma versão q passou se ñ me engano na TVI, mais ou menos pela mesma altura q passava a Cinderela. Até q finalmente encontrei um vídeo desta versão.

http://www.youtube.com/watch?v=NlnC26nvpx4

Ñ encontrei foi a dobragem portuguesa e poucas informações sobre este anime. Era bom vê-lo tb neste site :)

Mariana & Roberta disse...

Tal como a KIKA também nos recordamos de ver em português essa série da branca de neve, se conseguisses arranjar seria fantástico!!!

Catarina disse...

Esta foi a 1ª cassete VHS que recebi! Foi o Pai Natal quem ma ofereceu há muitos natais atrás! Ainda hoje a tenho! =)

Por isso, foi com uma alegre nostalgia que recordei aqui o excerto! E ainda sabia a música de cor! ;)

José Luiz disse...

Este foi dos primeiros filmes disney que tive.

Panserbjorne disse...

Este filme alguma vez teve a banda sonora lançada em português?

Mar disse...

LINDOOOOOOOOO
LINDOOOOOOOOOO
LINDOOOOOOOOOOO


Adoro do fundo do coração este filme, eu tenho-o em cassete na versão brasileira, foi a primeira cassete que tive, mais ou menos em 1994.


Que saudades desses tempos, até choro só de me lembrar, da infância feliz que tive a ver filmes e desenhos animados como estes..

Foram tempos tão bons, em que eu acreditava que o mundo era cor-de-rosa e que todas as histórias tinham um final feliz, é triste crescer e conhecer a verdadeira realidade da vida, em que o mundo não é como o nosso coração imaginava que era.. SAUDADES

Diogo disse...

minha mãe adorava ver este filme e eu também!

e é bom ter estas recordações =.)

mas o que dá-me um pouco medo, é que:

as animações do personagem "Branca de neve"~, não achas que as animações dela pareçiam como a pessoa real quando está a mexer, por semplo a dançar com os anões ou deve ser a minha impressão?

já agora, tenho saudades de ver este filme, se eu tivesse chance de ver, talvez a a minha esmeraldinha podia ver os grandes filmes da disney e também para este filme.

Inês Gonçalves disse...

Algém tem a cassete audio que acompanhava este livro da colecção Clássicos Disney. Precisava imenso dela. Já ando á procura há mais de um mês e nada. Por favor. se tiverem digam. Por ventura pderei fazer uma cópia, comprar, não sei. :)

Raquel disse...

Inês, eu devo ter. A minha mãe guarda tudo e essa colecção não deve ser excepção.

A questão é que eu estou em Lisboa e ela em Águeda :) Vou pedir-lhe para ela procurar e enviar-me por correio.

Entretanto, poderá entrar em contacto comigo através do mail sigc.raquel@gmail.com

Nicole Silva disse...

"Kika disse...
Por ver agora Branca de neve (versão disney) lembrei-me de uma versão q passou se ñ me engano na TVI, mais ou menos pela mesma altura q passava a Cinderela. Até q finalmente encontrei um vídeo desta versão.

http://www.youtube.com/watch?v=NlnC26nvpx4

Ñ encontrei foi a dobragem portuguesa e poucas informações sobre este anime. Era bom vê-lo tb neste site :)"

ando à procura desta versão à muito tempo. alguém me pode dizer o nome em português ?